Já falamos neste artigo sobre os benefícios que a musicalização garante à saúde da pessoa. Porém cada instrumento e seu tipo de manuseio (seja pressionando teclas, tocando cordas, ou batendo em instrumentos de percussão) possui sua própria característica, alguns inclusive trazendo outros tipos de benefícios.

Os instrumentos de teclas, por exemplo, podem reduzir o estresse da criança e também trazer bem-estar, já que o som do piano é considerado um dos mais macios de todos os instrumentos, trazendo assim um maior efeito tranquilizante.

Acompanhe nosso artigo e vamos nos aprofundar para saber mais sobre os benefícios deste belo instrumento para as crianças!

Principais benefícios que as aulas de piano, teclado e órgão garantem às crianças

O legal de aprender música na infância é que a criançada tem um amplo leque de escolhas!

Só nos instrumentos de teclas a variedade já é grande, que vai do órgão e piano infantil até o teclado eletrônico.

Além de reduzir o estresse e fornecer a sensação de bem-estar, a musicalização infantil voltada para os instrumentos de tecla também garantem:

  • Melhora na coordenação motora

Geralmente quando os músicos vão tocar o instrumento, eles olham a partitura, o papel onde a música está escrita.

Esta partitura conta com uma clave (que representa uma nota musical) dentro de um pentagrama. O piano é um instrumento onde a partitura conta com duas claves, uma para cada mão, assim melhorando não só a coordenação motora, como também a capacidade leitura e interpretação rápida.

Na imagem, podemos ver que o Piano conta com duas claves (circuladas em vermelho), uma de Sol e outra de Fá, quanto que o Violino possui somente a clave de Sol.
  • Desenvolve a memória

Benefício útil também para idosos em conservar (e lembrar) informações, os instrumentos de teclas também ajudam as crianças, já que auxiliam no desenvolvimento da memória.

  • Desenvolve habilidades sociais

Vivemos em um mundo repleto de pessoas diferentes, e tomar o primeiro passo em conhece-las e aprender com elas tem se tornado cada vez mais difícil no mundo individual e digital de hoje, até mesmo para os adultos.

O piano ajuda a desenvolver habilidades sociais que vão além do convívio com outros alunos de piano, mas também desenvolvendo a capacidade cultural da criança que, ao tocar com colegas que aprendem outros tipos de instrumentos (violino, guitarra, etc…) também aprende a conviver com as diferenças.

  • Capacidade de perseverança

A habilidade de tocar um instrumento é aprendida, pois é uma invenção humana que exige movimentos primeiramente não naturais, quando ainda não tivemos contato com o instrumento.

A musicalização infantil dos instrumentos de teclas somadas as aulas de teoria musical ensinam a criança a aprender novos movimentos com as mãos e a ler uma nova linguagem escrita (musical), além de treinar a capacidade de fazer os dois ao mesmo tempo!

Este aprendizado exige dedicação e treino, que recompensam a criança com benefícios que ela irá levar para a vida toda, assim ensinando perseverança e a não desistir quando novos desafios surgirem.

Aprender instrumentos como teclado e piano criam interesse em história

Outro fator importante é que a criança, conforme estuda aulas de teoria musical e instrumental, cria interesse (aguçada pela curiosidade) em entender mais sobre o seu instrumento.

E o melhor de tudo é que os instrumentos de teclas estão ligados a história muito antiga, que remontam até o século III antes de cristo, com a primeira forma do órgão, chamado de Hidraulo (apesar de tecnicamente não utilizar teclas no sentido moderno).

O que está esperando para presentear o seu filho com os benefícios que a musicalização infantil dos instrumentos de tecla podem providenciar?