Site: Café com Leitura

12 de outubro é o dia da criançada, e elas puderam gastar toda sua energia e fazer novos amigos na Gincana MARA da Academia de Música Maurice Ravel.

A Gincana MARA (MAurice RAvel) que ocorreu bem próximo do local da escola em Cuiabá (das 9h às 17h) contou com pais (alguns, inclusive, alunos da academia de música) e filhos que praticam as aulas de instrumentos e musicalização. O evento foi aberto para os conhecidos, na qual a criançada podia chamar amigos e familiares para participar do evento.

Gincana Mara 1
Longe da telinha dos celulares, a criançada pode se divertir com brincadeiras físicas e socializar com os amiguinhos

Os pais tiveram a oportunidade de socializar durante o café da manhã enquanto a criançada participava de brincadeiras com os professores, entre elas as clássicas Batata Quente e Dança das Cadeiras, além do espaço também contar com bolas para jogar futebol e dois Pula Pulas (camas elásticas).

Brincadeiras antigas foram um dos focos da 2° Gincana MARA

A criançada que adora desenhar, desta vez foram “desenhadas” no rosto! A Gincana MARA contou com pinturas faciais, das mais diversas, incluído notas musicais para dar um rosto mais colorido para o evento.

Pinturas faciais fizeram parte da 2° Gincana MARA

O professor Márcio Silva, um dos proprietário da academia de música e um dos responsáveis pelo evento, comenta a importância das atividades físicas, longe das telinhas dos celulares, na qual ajudam as crianças a se socializarem uma com as outras, fazendo novos amiguinhos que, durante as atividades em aula seria inviável devido ao tempo.

Além disso cria uma aproximação maior com a infância dos pais (sim, eles também já foram crianças!), já que a criançada pode se divertir com as atividades que seus pais (que na época não contavam com smartphones) faziam em sua época.

Um dos pontos fortes e que ressaltam a importância das brincadeiras longe do celular foi, logo após o almoço, a oficina de musicalização coordenada pela professoras Queila, que contou com muita barulhada!

Oficina de musicalização

Talento, talento e mais talento!

Uma das alunas presentes, Fernanda, de 10 anos, mostra todo o poder da criança, não só nas brincadeiras, como na capacidade de aprender; A menina prodígio toca três instrumentos: a flauta, o órgão e o violão.

Após a oficina de musicalização, chegou a sessão pipoca, onde a criançada engajou em uma nova atividade com um quadro branco, onde uma desenhava e o restante da turma tinha que adivinhar o desenho.

As brincadeiras clássicas apareceram na Gincana MARA! Entre elas, a Dança das Cadeiras

Para a professora Rosilene Silva, a Gincana MARA é um evento super importante, já que da a oportunidade dos alunos (crianças e adultos) conhecerem melhor os professores da escola que, durante as aulas, precisam ser mais formais para ensinar os instrumentos aos alunos.

[…]a importância deste evento é para o desenvolvimento social das crianças.” – Rosilene, professora e proprietária da academia de música Maurice Ravel.

Ao final houve uma salva de palma pelos responsáveis dos comes e bebes (incluindo o almoço) do evento, aplaudido por toda a criançada educada e os pais.

O que será o desenho no quadro? Só quem apareceu na Gincana vai ficar sabendo!

Para finalizar houve um delicioso carrocho quente para a turma que, mesmo ao final do dia, tinha energia de sobra para gastar!

Nesse dia que pertence especialmente à elas, a criançada demonstrou que não só aprendem, como também ensinam, pois só com elas somos capazes de lembrar que um dia já fomos tão energético e alegres como elas.